domingo, 6 de janeiro de 2008

EXU MIRIM

Exu Mirim
7ª Falange ou Legião – Yariri – Exu Mirim
As Crianças Tanto na Esquerda Quanto na Direita , estão Associados as Mães.
Exu Mirim é um Mistério Natural Manifestado Por Deus .

Quem é , e o que Representa para a Umbanda o Exu Mirim?
Exu Mirim[ Serguith ], é o Travesso das Dimensões Negativas, que com sua Irreverência Resolve Qualquer Mal Entendido e Desmancha as Confusões. Guardião das Linhas das Águas, Trabalha junto com Exus, e de Preferência com as Pomba Giras. Ajuda a Abrir Caminhos, Desfazer os Malfeitos e Incentiva o Trabalho Social para Resgatar os que estão na Marginalidade. Fazem Par com os Erês nas Dimensões Negativas , As Meninas Apresentam-se Como Pomba Giras Meninas :
São Espíritos de Muita Luz e Sabedoria , Portadores de Mistérios dos Orixás , Nunca os Olhem Como: Engraçadinhos , Coitadinhos e Divertidos.
Exu Mirim Pólo Equilibrador Entre a Direita e a Esquerda , Atuam Como Agente Atrasador da Evolução , Faz o Ser Regredir vai Fechando as Faculdades por Mal Uso da Mesma Tanto no Material como no Espiritual.
Quando Erramos Em Nossa Vida , Sofremos uma Regressão ( Lei de Causa e Efeito),Sejam Umbandista , Espiritualistas ou Pessoas Comuns , essa Regressão e Feita por Exu Mirim , Quando Estamos no Caminho Certo de Vida Agem Como Agentes Evolutivos.
-O Recomeço da Vida , e o Plano de Atuação após essa Regressão e Feita por Exu.
Exu Mirim Elemento Regredi dor de Nossas Vidas.
Exu Elemento Vitaliza dor , Dando continuação aos Caminhos da Vida ou do Recomeço de Vida.
Obs: Deus Não é Impiedoso , Deus não Pune e Nem Castiga , O que Existe sim é a Conscientização ou Regressão dos Caminhos de Vida , Por Acertos ou Erros Como já Disse Lei de Causa e Efeito , e Nossas Entidades e Divindades Estão ai para nos Fazer Cumprir as Leis.
Apresentação:
Apresenta-se sempre na forma e com roupagem de criança travessa , Gostam da Cor Vermelho e Preto.
Obs; É justamente a falange de exu mirim que As Vezes se introduz nas `Ibeijadas ́fazendo se passar por eles.
Campos de Força:
Encruzas Próximas a Praia (Sempre a primeira Vindo da Linha da Praia para as Ruas)
Encruzas em Y
E os descampados
Seu Dia :
Muito Homenageado no dia 06/01 Dia de Reis.

Seus Gostos:
Gostam de Doces Escuros :
Chocolates: Cigarrinhos de Chocolates , Chocolates Com Licores por dentro , Doce de Bananas , Teta de Nega Etc...
Também Gostam de Moedas
Bebidas:
Guaraná com um Pouco de Conhaque
Coca cola com Pinga
As vezes Acrescentam um Pouco de mel nas Misturas.

Algumas Considerações sobre Exu - Mirim

Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada "de lado" dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.
Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar - se muito da existência deles.
Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda".
Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma divindade ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade - trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê). Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Exu – Mirim” responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim traz situações e “complicações” para que utilizando o vigor e estimulados possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos.
Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu – Mirim, formada por "espíritos encantados" ligados a essa divindade regente.
Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas.
Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras
guardiões da casa.
Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos "Exus - adultos", demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela
bicolor vermelha/preta, etc.
Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando -as" e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.
Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.
Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

PONTOS CANTADOS DE EXÚ MIRIM

ELÉ É EXÚ
É EXÚ MIRIM
NAÓ ME NEGA NADA
SEMPRE ME DIZ SIM.

Ó MEU SANHOR DAS ALMAS
NÁO FAÇA POUCO DE MIM,
EU É TÁO PEQUENINO
EU É EXÚ MIRIM.

EXÚ MIRIM É UM FORMOSO
ELE É EXÚ DE FÉ BIS
TEM UM PAI E TEM UM MANO
ESSE MANO É LUCIFER BIS.

19 comentários:

Unknown disse...

bom!!concordo com tudo isso pois trabalho com um EXU MIRIM muito bom e trabalhador!!todos participantes da casa acreditan muito nele!!!EXU MIRIM naum é um espirito ruim sim naum comprendito por muitos irmao da religiao!!EXU MIRIMS sao a copia do EXU ou POMBA GIRA chefe da casa!!C for bem dotrinado pelo guia chefe da casa tara assim um bom trabalhador e concelheiro!!por isso agredite no espito d EXU MIRIM por q muitas vezes a culpa é do proprio chefe da casa naum culpa do proprio MIRIM!!!e assim DEXO MEU APELO para todos!!!EXU MIRIM um exu q pod c um grand cumpadre!!ATE

UMBANDA CAMINHO DA FÉ disse...

Jean , Fico triste quando Ouço Que Exu Mirim vem No Terreiro Só para Fazer Sacanagem, Esses Que Dizem isso Não Sabem Aproveitar A Força e a Luz Dessas Entidades, Não Cumprem sua Função Mediunica de Doutrinador!

Axé Irmão

Anônimo disse...

Olá boa tarde!!!
Salve!!!!
Parabéns pelos os ensinamentos.
Goataria de sabe se alguém sabe algo referente ao Exú Mirim Fumaça Encantada.
Desde já agradeço pela a atençaõ.
Boa tarde.
MARIA DO CARMO
meu e-mail é: mariafleite@gmail.com

UMBANDA CAMINHO DA FÉ disse...

Anonima ( MARIA )


Ficamos Feliz Por Vc Ter Gostado Do Blog!

Referente Sua Pergunta, A Mesma Foi respondida no Seu E-Mail.

Seu Axé!

caio capaverde disse...

Trabalho com o Exú Mirim já faz algum tempo. Esse Exú sempre me despertou muita curiosidade. Pois a Ele,na primeira casa de que fiz parte e onde Ele "nasceu", sempre lhe foi negado o direito a doutrinação. Isto foi muito ruim pois Ele ficou sem limites, causando alguns problemas. Agora depois de pouco tempo de doutrinação por parte de minha nova dirigente espiritual, Ele tornou-se mais bonito, sem exageros e trabalha muito bem. É só uma questão de trabalhar o espiritual para que nossos guias sejam mais respeitados. Um abraço a todos, um ótimo 2009 e muito axé!!!!!!!!

UMBANDA CAMINHO DA FÉ disse...

Irmãos Tudo Depende De Doutrina,
Não Só aos Exus , Exus Mirins, Más Também a Nós Mediuns de Incorporação, Pois Somos o Reflexo no Espelho dessas Entidades!

Axé!

Anônimo disse...

Eu trabalho com Exu Tira-Teima, ainda não sei o nome do meu exu mirim, ele não vem com frequencia, foram raríssimas vezs. Gostaria de saber se é certo o mirim ter um nome seguido do Exu como foi dado ex: Exu Caveira, Mirim Caveirinha?
Agradeço,
paularepereira@hotmail.com

UMBANDA CAMINHO DA FÉ disse...

NEM SEMPRE O EXU MIRIM TEM QUE SEGUIR O NOME DO EXU DE COMANDO NA COROA!

Anônimo disse...

oi gostaria de sbaer o dia correto da semana para fazer uma oferenda a exu mirim, me disseram que a segunda feira é o dia,eu o fiz, e qdo voltei pra ver tinham comido os doces e as velas não estavam queimadas no total, então eu fiz novamente em outra de segunda, está certo?

UMBANDA CAMINHO DA FÉ disse...

Irmãos Não Sendo Oferenda Aos Nossos Amados Exus De Domingo, Pode-se Fazer Nos Demais Dias, a Mim que Importa é a Fé e a Devoçaõ Que Está Se Depositando Nessa oferenda!

Axé De Todos!

Anônimo disse...

olá!
trabalho com o Joãozinho Navalha, alguém pode me cedre informações dele?

OBS: ta anonino mas aki meus e-mais:
lcinhagatinha@hotmail.com
apple.hush@hotmail.com

Anônimo disse...

Há um tempo atrás fui a um centro de umbanda, do qual eu me senti muito bem... Quem conversou comigo foi EXU MIRIM, que me disse coisas que levo até hoje, me ajudou mesmo... Gostaria de ir mais vezes lá, porem meu pouco tempo não permite, mas sempre sinto algo que me diz que tenho que ir lá... Enquanto não posso, há alguma maneira de estar próximo dele ?

meu email é reeh_marques@hotmail.com

muito obrigada desde já...

Unknown disse...

Sou médium amais de 20 anos. meu Exú é o 7 tronqueira, minha pombo gira é a cigana Rosa morena, mas meu Exú mirim, pelo que sei não se manifestou ainda, quem será ele? Gostaria de saber? Sou filha de Iansã e Ogum, se puder me ajudar meu Email é cidinhamedi@gmail.com . Eu agradeço.

Anônimo disse...

Bom axé a todos!
Falando sobre Exú Mirim, gostaria de fazer uma pergunta: Existe algum que não seja ou não haja como criança. Que seja mais velho e não tão agitado e brincalhão?
Obrigado e parabéns pela seriedade e fundamentos difundidos no site.

Anônimo disse...

Me chamo Bruno
gostaria de saber mais sobre exu-mirim, vocês poderiam me ajudar a cinhecer melho o CAVEIRINHA?

MEU E-MAIL É: falsett@ibest.com.br

terezavalenca disse...

Muito poderoso! Salve Exú Mirim!

Paula disse...

OI TENHO RECEBO UMA EXU MURIM MENINA E ELA CHEGA ROLANDO PELO TERREIRO MAS JA DEU PROVAS DE SEU TRABALHO ESPIRITUAL, SERÁ QUE É COMUM?

Anônimo disse...

Eu adorei o assunto sobre esse texto, muito explicativo, e no EXU MIRIM você pode confiar que ele pode ser sapeca mas é bom orientador...
mais uma vez adorei o tema do texto
parabens!!!! continue assim sempre

Anônimo disse...

olá,
adorei o tema sobre o texto parabens continue assim passando seus ensinamentos sobre EXU MIRIM para outras pessoas que tenham interesse!
mas uma vez,
parabens!